Relatório de actividades de Geologia
Actividade 1 - Minerais e as suas propriedades
1.
1.1 Que mineral está representado?
R: Quartzo.
1.2 Como o classifica quanto à cor? Fundamente a sua resposta.
R: Alocromático porque apresenta cores variadas.
2.
2.1Sendo o mesmo mineral, explique a diferença no aspecto.
R: Devido às diferenças no ambiente de formação, o mineral que tem formas bem definidas teve espaço de formação (entre outros) e o outro mineral não.
3.
3.1 Que mineral está representado?
R: Pirite.
3.2 Como o classifica quanto à cor? Fundamente a sua resposta.
R: Mineral ideocromático, apresenta cor constante.
3.3 Como o classifica quanto ao brilho? Fundamenta a resposta
R: È metálico. É intenso e semelhante ao observado nos metais polidos e observa-se em minerais opacos.
4.
4.1 Determine a dureza dos minerais representados.
R: A calcite tem dureza 3, e o quartzo tem dureza 7.
4.2 Descreve o procedimento seguido.
R: Para definir a dureza dos dois minerais utilizamos uma escala de Mohs e riscamos os minerais com outros minerais de diferentes durezas. Sendo que não é necessário porque os dois minerais fazem parte da escala de Mohs.
5.
5.1 Os minerais representados apresentam a mesma composição química (CaCO3), mas são diferentes. Explique esta ocorrência.
R: São minerais polimórficos, apesar de terem a mesma composição química tem redes cristalinas diferentes, como o diamante e a grafite.
Actividade 2 – Rochas sedimentares
1.
1.1 Identifique e classifique as rochas sedimentares representadas tendo em conta a origem de fracção predominante.
R: A – Brecha (rocha sedimentar detrítica)
B – Estalactite (rocha quimiogénica)
C – Antracito (rocha biogénica)
D – Argilito (rocha sedimentar detrítica)
E – Areias Basálticas (rocha sedimentar detrítica)
F – Halite (rocha quimiogénica salina)
G – Travertino (rocha quimiogénica)
H – Calcário qonquifero (rocha biogénica)
2.
2.1 Que carvões estão representados?
R: A – Carvão betuminoso ou Hulha
B – Antracito
C – Turfa
D – Lignite
2.2 Ordene-os por teores crescentes de carbono.
R: C/D/A/B
Actividade 3 – Fósseis
1.
1.1 - Identifique o processo de fossilização sofrido pelas estruturas ou por organismos representados.
R: A – Moldagem externa
B – Moldagem externa (trilobite)
C – Mineralização (madeira fossilizada)
D – Moldagem externa (anortite)
E – mineralização (dente de tubarão)
F – Moldagem interna (Turriello)
G – Impressao (fóssil planta)
Actividade 4 – Rochas magmáticas
1.
1.1 Que minerais se observam a vista desarmada?
R: Olivinas, plagiocláses cálcicas, anfíbolas e piroxenas.
1.2Procure explicar as diferenças na textura destes basaltos.
R: São ambos de textura agranular, pois tiveram um rápido arrefecimento à superfície, contudo A teve mais tempo para a formação de cristais enquanto que B supõe-se ter tido menos tempo porque os minerais não estão tão visíveis.
2.
2.1 Que minerais se observam à vista desarmada?
R: Feldspato e quartzo.
2.2Quais as diferenças essenciais entre estes dois granitos?
R: A, é um granito leucocrata porque é constituído por minerais félsicos (sílica + feldspatos que são minerais de tons claros), é uma rocha ácida. Em A predomina a moscovite.
B, é um granito mesocrata porque é constituído por minerais máficos (ferro + magnésio que são minerais com tons mais escuros), é uma rocha intermédia. Em B predomina a biotite.
3.
3.1 Identifique as rochas apresentadas.
A – granito
B – basalto
3.2 Observe as suas lâminas delgadas ao microscópio petrográfico com a ajuda do programa Rochas e Minerais de Portugal ao microscópio.
3.3 Indique as principais diferenças entre estas duas rochas.
R: À diferença na textura, a rocha A é granular pois vê-se perfeitamente os minerais de grandes dimensões e ao microscópio, petrografica. A rocha B tem textura granular pois não se observa com muita facilidade minerais.
Actividade 5 – Minerais das rochas magmáticas
1.
1.1 Identifique os minerais representados muito frequentemente nos quartzos.
A- Feldspato potássico
B- Quartzo
C- Moscovite
D- Biotite
1.2 Identifique os minerais máficos e félsicos.
R: Minerais máficos: biotite, micas.
Minerais félsicos: quartzo, feldspato potássico, moscovite.
Actividade 6 – Cartas geológicas
1.
1.1 Consulte a carta geológica (1:100000) e descreva a distribuição dos três principais tipos de rochas pelo território continental.
R: Rochas sedimentares: Norte
Rochas magmáticas: centro e sul
Rochas metamórficas: Évora, Beja, Bragança e Norte.
1.1 Consulte a carta geológica (1:500000) e caracteriza do ponto de vista geológico, a região de Fafe.
R: Consultando outra carta geológica disponibilizada, do ponto de vista geológico, a região de Fafe possui granitos morzoniticos porfiróides e granitos biotiticos porfiróides.
1.
1.1 Que mineral está representado?
R: Quartzo.
1.2 Como o classifica quanto à cor? Fundamente a sua resposta.
R: Alocromático porque apresenta cores variadas.
2.
2.1Sendo o mesmo mineral, explique a diferença no aspecto.
R: Devido às diferenças no ambiente de formação, o mineral que tem formas bem definidas teve espaço de formação (entre outros) e o outro mineral não.
3.
3.1 Que mineral está representado?
R: Pirite.
3.2 Como o classifica quanto à cor? Fundamente a sua resposta.
R: Mineral ideocromático, apresenta cor constante.
3.3 Como o classifica quanto ao brilho? Fundamenta a resposta
R: È metálico. É intenso e semelhante ao observado nos metais polidos e observa-se em minerais opacos.
4.
4.1 Determine a dureza dos minerais representados.
R: A calcite tem dureza 3, e o quartzo tem dureza 7.
4.2 Descreve o procedimento seguido.
R: Para definir a dureza dos dois minerais utilizamos uma escala de Mohs e riscamos os minerais com outros minerais de diferentes durezas. Sendo que não é necessário porque os dois minerais fazem parte da escala de Mohs.
5.
5.1 Os minerais representados apresentam a mesma composição química (CaCO3), mas são diferentes. Explique esta ocorrência.
R: São minerais polimórficos, apesar de terem a mesma composição química tem redes cristalinas diferentes, como o diamante e a grafite.
Actividade 2 – Rochas sedimentares
1.
1.1 Identifique e classifique as rochas sedimentares representadas tendo em conta a origem de fracção predominante.
R: A – Brecha (rocha sedimentar detrítica)
B – Estalactite (rocha quimiogénica)
C – Antracito (rocha biogénica)
D – Argilito (rocha sedimentar detrítica)
E – Areias Basálticas (rocha sedimentar detrítica)
F – Halite (rocha quimiogénica salina)
G – Travertino (rocha quimiogénica)
H – Calcário qonquifero (rocha biogénica)
2.
2.1 Que carvões estão representados?
R: A – Carvão betuminoso ou Hulha
B – Antracito
C – Turfa
D – Lignite
2.2 Ordene-os por teores crescentes de carbono.
R: C/D/A/B
Actividade 3 – Fósseis
1.
1.1 - Identifique o processo de fossilização sofrido pelas estruturas ou por organismos representados.
R: A – Moldagem externa
B – Moldagem externa (trilobite)
C – Mineralização (madeira fossilizada)
D – Moldagem externa (anortite)
E – mineralização (dente de tubarão)
F – Moldagem interna (Turriello)
G – Impressao (fóssil planta)
Actividade 4 – Rochas magmáticas
1.
1.1 Que minerais se observam a vista desarmada?
R: Olivinas, plagiocláses cálcicas, anfíbolas e piroxenas.
1.2Procure explicar as diferenças na textura destes basaltos.
R: São ambos de textura agranular, pois tiveram um rápido arrefecimento à superfície, contudo A teve mais tempo para a formação de cristais enquanto que B supõe-se ter tido menos tempo porque os minerais não estão tão visíveis.
2.
2.1 Que minerais se observam à vista desarmada?
R: Feldspato e quartzo.
2.2Quais as diferenças essenciais entre estes dois granitos?
R: A, é um granito leucocrata porque é constituído por minerais félsicos (sílica + feldspatos que são minerais de tons claros), é uma rocha ácida. Em A predomina a moscovite.
B, é um granito mesocrata porque é constituído por minerais máficos (ferro + magnésio que são minerais com tons mais escuros), é uma rocha intermédia. Em B predomina a biotite.
3.
3.1 Identifique as rochas apresentadas.
A – granito
B – basalto
3.2 Observe as suas lâminas delgadas ao microscópio petrográfico com a ajuda do programa Rochas e Minerais de Portugal ao microscópio.
3.3 Indique as principais diferenças entre estas duas rochas.
R: À diferença na textura, a rocha A é granular pois vê-se perfeitamente os minerais de grandes dimensões e ao microscópio, petrografica. A rocha B tem textura granular pois não se observa com muita facilidade minerais.
Actividade 5 – Minerais das rochas magmáticas
1.
1.1 Identifique os minerais representados muito frequentemente nos quartzos.
A- Feldspato potássico
B- Quartzo
C- Moscovite
D- Biotite
1.2 Identifique os minerais máficos e félsicos.
R: Minerais máficos: biotite, micas.
Minerais félsicos: quartzo, feldspato potássico, moscovite.
Actividade 6 – Cartas geológicas
1.
1.1 Consulte a carta geológica (1:100000) e descreva a distribuição dos três principais tipos de rochas pelo território continental.
R: Rochas sedimentares: Norte
Rochas magmáticas: centro e sul
Rochas metamórficas: Évora, Beja, Bragança e Norte.
1.1 Consulte a carta geológica (1:500000) e caracteriza do ponto de vista geológico, a região de Fafe.
R: Consultando outra carta geológica disponibilizada, do ponto de vista geológico, a região de Fafe possui granitos morzoniticos porfiróides e granitos biotiticos porfiróides.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home