biologia 11

20061214

Estudo: alterações climáticas aceleram evolução das espécies

As rápidas alterações climáticas registadas nas últimas décadas estão a causar modificações genéticas em muitos animais, nomeadamente em esquilos, pássaros e insectos como os mosquitos, indica um estudo hoje publicado pela revista Science.
Em última instância, essas alterações climáticas poderão ter efeitos no número das populações desses animais, de acordo com o estudo.
Segundo os biólogos William Bradshaw e Christina Holzapfel, da Universidade de Oregon (Estados Unidos), as modificações genéticas observadas resultam mais de alterações sazonais do que da subida das temperaturas de Verão.
Sendo o aquecimento global mais rápido nas zonas mais próximas dos pólos, os períodos estivais tornaram-se maiores e os de Inverno menores, explicam os cientistas.
Nos últimos 40 anos, muitas espécies animais aproximaram-se dos pólos e as suas populações começaram a migrar, a desenvolver-se e a reproduzir-se mais cedo.
os estudos demonstram as rápidas alterações climáticas das últimas décadas desencadearam modificações genéticas e hereditárias nas populações animais.
Os animais pequenos, com um ciclo de vida curto e grandes populações adaptam-se provavelmente melhor a temporadas de crescimento maiores e podem sobreviver.
Todavia, as populações de grandes animais com ciclos de vida maiores e populações menores poderão sofrer um declínio.